Search This Blog

Wednesday, December 10, 2014


A DIFERENÇA ENTRE IR AO FUNDO DO POÇO E DEPRESSÃO
A frase “ir ao fundo do poço” é geralmente usada para definir o encontra da alma com a escuridão. Esta experiência geralmente acontece quando entramos numa crise de identidade. Podemos ter vários encontros com a escuridão durante a vida. Esta viagem “ao fundo do poço” que é também chamada de “The Dark Night of the Soul” em inglês e em português “A Noite Escura da Alma” faz parte do crescimento da alma, com o potencial de transformar a pessoa para sempre. Muitos livros foram escritos sobre este assunto, muitos santos e espiritualistas descreveram as suas experiências durante esta fase e a transformação ocorrida
A escuridão pode ser causada pela perda de alguém ou por uma crise que sacode a fundação, o alicerce que suporta tudo aquilo que pensamos ser. Nestes momentos, a fundação estremece e o que construímos acaba desabando.
Cada um reage de uma maneira diferente durante esta crise. Neste momento de isolamento, nada parece penetrar. A escuridão é densa. Nesta escuridão muitos procuram apoio na terapia, outros tentam controlar a situação para sair da crise.
Geralmente o sentimento de isolamento é profundo, de separação de tudo e de todos. Todos os valores, todas as crenças, todas as idéias de certo e errado, toda a visão do futuro, parecem desaparecer dentro da escuridão.
Neste momento podemos fazer duas coisas: tentar controlar a situação que geralmente o ego prefere ou acreditar que existe uma Força acima de tudo, que pode estender a mão para ajudar a sairmos do fundo do poço. Neste momento temos que reformular todas as nossas crenças no que imaginamos ser real.
Uma vigem a escuridão obriga uma confrontação com o passado, com atitudes, fé, moralidade, generosidade, todos aqueles atributos que geralmente nos agarramos para criar uma identidade. Para que isso aconteça necessitamos de muita humildade, muita aceitação, porque a subida à luz requer esta transformação.
Como Barbara Brown Taylor menciona em seu livro “Learning to Walk in the Dark”, existe uma diferença entre depressão e a escuridão da alma. “depressão clinica não deve ser confundida com a escuridão da noite. Talvez os dois possam “overlap” isto é, podem ter similaridades. Porém depressão pode destruir a pessoa internamente, enquanto a escuridão da noite transforma a pessoa.
A transformação é proveniente da flexibilidade encontrada na fé, onde a pessoa esta aberta para esta transformação, compreende que tudo que esta sentindo faz parte de uma maneira errônea de pensar, esta disposto a ir além da identidade criada, acredita que a Força que esta lhe dando a mão para subir à luz pode lhe levar a um espaço nunca habitado pela alma anteriormente.
Um Curso em Milagres ensina que tudo que precisamos fazer para um crescimento espiritual é estar disposto a mudar. Nesse momento de crise, para uma mudança ocorrer precisamos estar dispostos a estender a mão para esta Força invisível, usando a fé abstrata para construir uma fundação solida para caminhar neste mundo.

No comments:

Post a Comment