Search This Blog

Saturday, August 25, 2012

"Espiritualidade significa abrir o coração"


“Espiritualidade significa abrir o coração.” Esta foi a melhor definição desta palavra  que encontrei até agora. Não existe uma pessoa neste planeta que não esteja passando por este processo espiritual e psicológico. Alguns estão conscientemente participando desta aventura e outros não. “Abrir o coração” nada mais é do que deixar as barreiras de proteção interna erguidas durante a vida, serem removidas, para que o coração, como uma flor, comece a desabrochar, mostrando a sua beleza e perfeição. 

Este processo é fluido.  Para a mudança ser verdadeira ela precisa de uma mente flexível, que aceite os insights como parte desta transformação.  As idéias, as crenças que pareciam ser reais, aos poucos vão se transformando dando lugar para outras mais profundas,  As idéias vem a mente por segundos, muitas vezes trazendo mensagens que são difíceis de se entender, até que outras semelhantes aparecem, talvez em forma de livros que encontramos, insights, ou outras pessoas, para clarificar o pensamento que levará a pessoa a um nível mais alto de consciência.   A mudança esta sempre ocorrendo, e quando existe resistência a ela, o universo intervém, até realizarmos que rigidez não pertence ao crescimento espiritual.

O objeto da crença também se modifica, assim como o nosso  relacionamento com religiões e filosofias diferentes. Saímos de uma religião para outra,  sempre  a procura de  meios que facilitem e satisfaçam as necessidades da alma, sempre a procura de um significado, de um contato com o divino. Esta evolução faz parte de quem somos.

Para mim, por exemplo, a idéia de Deus continua mudando.  Ha muito tempo atrás, Deus sentava num trono distante de mim, causando medo por ser na minha mente, um Ser severo que não aceitava as fraquezas humanas. Em certas épocas da minha vida nem pensava na Sua existência. Estava preocupada com a vida, criando a minha estória. Aos poucos Sua imagem foi mudando e se tornando mais benevolente.   Mas Ele era uma entidade  à parte de mim.  Aos poucos vou me chegando a Ele, de uma maneira infinita, diferente de qualquer coisa que senti até agora. Eu sou parte dele, Ele esta dentro de mim, nas coisas que vejo, toco, no ar que respiro e na minha mente, pois sou parte da Sua mente e Ele da minha.  Apesar de parecer muito simples pensar desta maneira, existe uma grande resistência interna, porque fomos treinados a pensar o oposto.

Ultimamente a idéia de Deus para mim, tem mudado rapidamente e tenho tentado me ajustar internamente a este insight que me diz que Deus, finalmente, é absolutamente parte de mim sem separação, interrupção, apenas é. Os conflitos internos cada vez mais perdem a sua força, para dar espaço a uma idéia diferente.

A razão de estar escrevendo sobre isto no momento é porque acabei de ler um livro que desafia o leitor a expandir o seu conhecimento sobre este assunto e avaliar a sua relação com o divino.

Quase que receoso, o autor expõe as suas idéias, sabendo que não serão aceitas fácilmente, porque a maioria das pessoas são treinadas a ver uma separação entre Deus e elas.

No seu livro, Wishes Fulfilled , que acabou de ser publicado aqui nos Estados Unidos, o autor Dr. Wayne W. Dyer, escreve sobre a sua experiência como estudante da teoria chamada “initiatic science,” explicando como chegou a conclusão que o que pensamos se manifesta, mesmo quando não queremos que isto aconteça, e se aprendermos a usar estes pensamentos para criar com Deus, estamos finalmente participando e preenchendo o nosso destino.

Temos muita resistência em geral, a aceitar que os pensamentos que temos são responsáveis por tudo que acontece no decorrer das nossas vidas.  Acredito que a razão principal deste comportamento é proveniente do fato que não somos muito bons em aceitar responsabilidades pelas nossas ações.  Além do mais, não entendemos, na maioria das vezes, como os pensamentos são criados e como afetam tudo que somos e fazemos. Escreverei sobre este conceito no próximo blog, porque como disse anteriormente, o entendimento deste principio é a chave que abre a porta para a paz.

Porém a parte do livro que mais me interessa discutir é a sua explicação da transição de Eu Sou separado do universo para o EU SOU parte de Deus EU SOU DEUS.  IAM THAT I AM

Na maioria das vezes nos referimos ao nosso centro, a nossa essência, de Ser Superior (Higher Self).  Dr. Dyer oferece uma outra possibilidade chamada Alto Ser Superior, traduzindo literalmente. (Highest Self)  ( A tradução literal é esta, mas não quer dizer que alguns são seres superiores, outros não.  Esta tradução literal se refere ao ESPIRITO que todos somos, mas de uma maneira mais elevada.)

A idéia que somos Seres Superiores significa que a chama, que a essência de Deus que habita dentro de  todos nós pode ser ativada de uma maneira mais elevada para podermos participar completamente na grandeza do  EU SOU- I AM. 

Estas palavras, EU SOU tem um poder enorme, por aceitar que somos parte de DEUS, participantes do seu poder.  Em resumo somos ELE. Fomos criados por ELE, carregamos internamente a fagulha desta existência, não à parte DELE mas parte integral de Sua existência. I AM GOD

Aceitando estes princípios, abrindo a mente a esta possibilidade, vivendo esta possibilidade certamente ajudamos a expandir esta força interna. Quando esta força  aumenta ela é chamada de ALTO SER SUPERIOR.

O que isto significa?  Significa que finalmente chegamos a essência de quem somos.

Não é um conceito fácil de se aceitar, e provavelmente a maioria das pessoas ainda não estão preparadas para aceitar o impacto desta teoria.  É uma transição  difícil de ser fazer e requer uma aceitação completa da idéia de Deus de uma maneira diferente.  Se tudo que existe é pura energia,  a energia pertence a todos, não existe uma separação, ela habita em tudo e todos.  Nos somos parte desta energia, somos esta energia, Deus é esta energia.

“Estou falando da Fonte criativa de tudo, um Deus que é responsável pela criação do movimento milagroso de nao-ser para ser,  um Deus que existe em tudo.  Esta é a presença Divina que esta dentro de você.  Esta idéia é a base de todas os grandes ensinamentos através do tempo.” Existem inúmeras referências sobre este assunto em todas as religiões, inclusive a bíblia e em muitas frases que são atribuídas a Jesus

Por sermos treinados a ver um Deus criado pela mente influenciada pelo ego, com os mesmos atributos dos seres humanos, zangado, punitivo, que precisa ser representado em templos suntuosos, onde o esplendor e riqueza precisam ser exibidos para representar poder, é muito difícil imaginar um Deus que faz parte de todos nos de uma maneira mais intima.  Somos Ele.

Um Curso em Milagres em sua lição 95 intitulada “Eu sou um só Ser, unido ao meu Criador” diz: Tu és um dentro de ti mesmo e um com Ele.  A unidade de toda a criação é tua.

Mas nesta mesma lição estas palavras são encontradas:” Tu te vês como uma paródia ridícula de criação de Deus fraco, perverso, feio e pecador, miserável tomado pela dor.  Tal é a tua versão de ti mesmo, um ser dividido em muitas partes em guerra entre si mesmas, separado de Deus e mantido sem qualquer segurança por um autor volúvel e cheio de caprichos ao qual fazer as tuas preces.  Ele não as ouve, pois é surdo.  Ele não vê a unicidade em ti, pois é cego. Ele não compreende que tu és o Filho de Deus, pois é insensato e nada compreende.”

Com podemos ver acima se torna muito difícil nos vermos de uma maneira diferente e só treinando a mente a ver diferente podemos finalmente  experienciar esta verdade.

Como Dr. Dyer explica, para alguns este conceito pode ser considerado uma blasfêmia dizer que somos Deus, mas como ele diz, existem muitos exemplos através da história da humanidade desta idéia que somos Deus que podem ser encontradas em todas as religiões universais.

Existe uma resistência intelectual e psicológica em aceitar que somos em essência, Deus e que Sua energia faz parte de quem somos.
Dr. Dyer diz: “Como meus mestres de “initiatic science, freqüentemente nos relembram que o higher self  “aquela porção de Deus dentro de nos  - só começa  a ficar ciente da nossa existência e nos dar atenção que desejamos quando expandimos esta força de uma centelha e convidamos esta energia dentro das nossas vidas.”  Mas esta força sempre existiu internamente.

O que isto quer dizer é que precisamos nutrir esta força para que ela seja tão forte que eventualmente o ego será colocado aos poucos de lado perdendo a sua força.  Vivendo nesta vibração significa viver no Alto Ser Superior.

Parece uma coisa óbvia para aqueles que são estudantes da espiritualidade, mas este conceito vai mais além do que se discute normalmente.  Esta força, esta energia, sem forma, encontrada em tudo, incluindo dentro de nos, e parte de Deus, somos Deus junto com Ele. 

Apesar de Ele nos ter criado, nos somos parte de tudo que existe e Ele parte de nos.   Existe uma fusão das energias.  Se pensarmos em Deus representando a energia do Amor, se torna mais fácil compreender este fenômeno.

Pense em Deus como uma energia, esta energia que esta dentro de cada um de nos, fazendo, estendendo o que  É internamente, nos tornando parte dele.
Eventualmente escreverei mais detalhadamente sobre esta ciência, mas quero colocar uma parágrafo que encontrei no livro “Wishes Fulfilled,” que considero muito importante para clarificar o que estou tentando escrever: “ Este é grande segredo, ultima palavra em iluminação, a chave para a paz e poder:  Você é Deus e se você aceita esta verdade enorme, ouse subir, ao topo desta montanha magnífica e a consciência universal será revelada a você internamente.  Deus esta la. É Ele quem esta atrás dos seus olhos, quem É a sua consciência, quem É o seu Ser.  Você não é apenas parte de Deus, você conjuntamente é Deus e Ele é conjuntamente você.”

Isto não quer dizer que Deus não criou tudo que somos, apenas, em vez de nos distanciar Dele, por ensinamentos que incentivam a separação, devemos pensar que Ele é uma parte intrínseca da nossa consciência, que somos Ele porque somos feitos da mesma energia que pertence a Deus.

Um Curso em Milagres explica que não criamos Deus, mas que Ele nos criou, que somos parte Deles e Ele de nos.  Fazemos parte da mente de Deus. Mas por outro lado, a mente de Deus faz parte da nossa mente.  Colocado desta maneira podemos afirmar que somos Deus, porque temos todos os atributos que Ele tem, menos o ego.  Se não vivêssemos dominados por esta ilusão seriamos exatamente como Deus.

Mas apesar de esquecermos quem somos, o Eu Sou esta sempre presente internamente.  Neville Goddard em seu livro sobre este assunto diz “ EU SOU (I AM) é um sentimento permanente do Ser.  No centro da consciência esta o sentimento de EU SOU.”  Neville Goddard, Power of Awareness.

Se conseguirmos ir além dos ensinamentos mundanos, do que foi ensinado no passado e começarmos a ver além do que estamos acostumados, talvez possamos pensar com mais profundidade sobre Deus, com menos preconceito, com menos medo, com mais clareza, com mais certeza.
Mas como disse no começo, este conceito não é fácil de se aceitar e talvez não seja aceito nesta vida presente.

Dr. Dyer sugere muitas maneiras para que possamos atingir este estado, uma delas é usando a imaginação.  Ele diz: “existe uma realidade invisível dentro de si  e a sua volta, que é você, e sua imaginação é a chave para o realinhamento com a presença do EU SOU.” O que isto quer dizer, é que se estivermos dispostos a experienciar o universo, ele esta disposto a lhe mostrar quem realmente você é.

Este artigo faz parte do blog www.harmoniaepaz.blogspot.com que escrevi recentemente.

LIÇÃO 162  EU SOU COMO DEUS ME CRIOU

“Este único pensamento mantido em mente com firmeza salvaria o mundo”  Esta e a frase da lição, e mais abaixo diz que com o tempo nos vamos entender mais e mais o que esta frase significa.

Posso dar como exemplo a minha experiência em relação a esta lição.  No começo esta frase “EU SO COMO DEUS ME CRIOU” significou que eu fui criada por Ele. Com o passar do tempo esta frase continua se aprofundando dentro de mim.

No momento esta frase “EU SOU” tem muito mais importância do que o resto da frase porque aos poucos estou aprendendo o significado de Ser.  Quando eu sinto, EU SOU eu passo a ser a minha essência.

Quando vibro as palavras EU SOU dentro de mim eu aceito que Deus e eu somos a mesma coisa. Que toda a energia que Ele contem esta dentro de mim.

Quando sinto EU SOU trago esta energia dentro de mim conscientemente, o “core” de quem Sou, que esta esperando esta afirmação.  Quando penso “EU SOU” estou me alinhando com a forca universal onde tudo existe.

“Estas palavras são sagradas, pois são as palavras que Deus deu em resposta ao mundo que fizeste”  Estas palavras rasgam as cortinas que criamos a nossa volta para esconder a Verdade.

Meu conselho é que repita para si o tempo todo, “EU SOU” ate que o significado do que esta dizendo finalmente seja aceito dentro de si, além da mente influenciada pelo ego.

O Curso escreve várias coisas que podemos  levar anos para  entender,  acredito que este seja um destes casos.

Mais abaixo na lição diz que estas palavras acordam os mortos com este chamado. O que quer dizer esta sentença?  Talvez queira dizer que o poder da sua essência tendo sido aceita por si, pode ressonar em todas as suas vidas passadas, todos os EU SOU” que existiram antes de ser quem é agora.  Talvez queira dizer que todos os sonhos que são carregados dentro de cada um de nos se dissolve com o poder da aceitação de que realmente Somos.

É um pensamento muito profundo que pode modificar para sempre a idéia de quem ES.  Necessita de tempo para ser aceita.  Mas continue dizendo para si “EU SOU” sentindo que quando afirma esta Verdade, as ilusões vão desaparecendo.

I AM
IAM THAT I AM

“Eu sou um só Ser, unido ao meu Criador, em unidade com todos os aspectos da criação, e ilimitado em poder e paz.”


















   

No comments:

Post a Comment